domingo, 8 de maio de 2011

"MASCARAS"

Mais um dia de trabalho, já acordei cansado e ainda é quarta-feira. Como de costume levantei ás 7:00 horas, tomei banho, comi rápido e sai com pressa, com a impressão de ter esquecido alguma coisa. Vou correr um pouco, pois não posso perder o ônibus das 7:30. Por que chegaria atrasado no trabalho, tem muito trânsito nessa cidade.

Que bom, consegui lugar pra ir sentado, na maioria das vezes vou em pé, vou encostar a cabeça no vidro e cochilar um pouco. Acho que dormi e estou sonhando, porque vejo mascaras ao invés de rostos, vejo a essência e não o estéreo tipo das pessoas. Começou quando abri os olhos, depois do meu sagrado cochilo no ônibus, vi um homem negro e magro sentado em uma cadeira de rodas, passeando entre os carros e pedido dinheiro para melhorar sua qualidade de vida. Usava uma mascara branca, que cobria metade do seu rosto, a boca estava livre com um lado da face á mostra. O transito ficou caótico, as pessoas que estavam calmas, tiraram suas máscaras e começaram a gritar com os outros motoristas. O homem da cadeira, saiu da avenida e entrou em um beco próximo a esquina, de onde eu estava, conseguia vê-lo tirando a sua mascara, colocando-a no colo e agora ao invés do rosto colocava dinheiro na mascara, não usava mais as mãos para mover a cadeira. Pois mesmo sentado caminhava. Fiquei intrigado com aquilo.
Todos usavam mascaras, menos eu. Não entendia o que estava acontecendo; Mas sabia que estava sendo privilegiado, vendo algo que ninguém podia ver. Talvez um dom Divino, talvez somente um sonho mesmo. Não sei, o que sei, é que só quero encontrar alguém como eu, sem máscaras, sem falsidades, sem mentiras ou talvez somente alguém. Desci do ônibus, no ponto final. A máscara do cobrador com pose de macho, era colorida e na verdade ele era gay. O motorista tinha uma mascara amarela, com um grande sorriso de simpatia. Porém na sua casa, tirava a mascara, mostrando como realmente sempre foi, um homem arrogante e irônico com os seus, que de aparências conseguiu as coisas que tem.

Nas ruas muitas pessoas, muitas mascaras, de todos os tipos, cores, formas e tamanhos. Enfim cheguei ao meu local de trabalho, a recepcionista que diariamente me recebia com um grande sorriso e muita simpatia, era uma garota bonita e triste, pois não conseguia encontrar um namorado fiel, que realmente a valorizasse como ela merece. Encontrei antigos colegas de trabalho, que pôr anos pareciam bons amigos, mais não viam o momento em que eu falhasse para tomar meu lugar.




Por um instante comecei a ficar desacreditado de que os homens pudessem ser transparentes, até que vi meu chefe e tive uma agradável surpresa, pois aquele homem de palavras ásperas e decisivas, que era perfeccionista e um pouco autoritário no local de trabalho, também era um Senhor simpático com os amigos, um bom pai e marido, com uma expressão aparentemente séria, pois já teve muitas dificuldades na vida, foi com muito trabalho e dedicação construiu tudo que sonhou. Fiquei muito admirado e comecei a me perguntar, o que estava acontecendo comigo e o porque eu não tinha mascara alguma.

O dia passou e finalmente chegou a hora de ir embora, no caminho de volta para casa encontrei algumas pessoas sem mascara e resolvi fazer amizade, pois não é todo dia que se tem o privilégio de ver além do que os olhos podem ver, voltei para minha casa, estava muito feliz, pois existem pessoas que me amam sem interesses próprios. Ao abrir a porta de casa o meu cachorro de estimação veio correndo ao meu encontro, tirei a roupa joguei sobre a cama e tomei um banho muito relaxante,  após isso me direcionei ao guarda roupas e tive uma terrível e desagradável surpresa, onde minha vergonha foi exposta diante de mim, pois para minha infelicidade aquele sentimento de que tivera esquecido algo não foi apenas um pressagio, pois realmente esqueci, meu rosto desfaleceu. Pois haviam mais mascaras no guarda-roupas do que eu vi durante todo o dia, pude entender que na realidade não se tratou de um sonho, um dom ou qualquer privilégio divino, eu estava tendo uma chance de me arrepender dos meus atos e amadurecer com meus erros. 


Minha mascara caiu diante dos meus olhos, entam lancei fora todas as minhas vergonhas e despido de qualquer impedimento, me permiti ser alguém melhor do que antes.


2 comentários:

  1. Excelente meu amigo...infelizmente existe muitas mascaras por todo canto do mundo..

    ResponderExcluir
  2. Obrigado brother! É triste saber que muitos acham que com falsidades, sendo oportunista vão conseguir ter ou ser igual aos que invejam. É uma ilusão pessoas com caráter fraco usam máscaras, porque não tem competência para serem verdadeiras. E somente os verdadeiros alcançam a felicidade plena, amizades verdadeiras, família estruturada, pessoas que te amam sem interesses próprios. Enfim vivem sem precisar se esconder atrás de seus medos, frustrações e fracassos.

    ResponderExcluir